quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

7 na escala de Richter

Acho que na actualidade não há outro assunto que mereça mais destaque que o terramoto que aconteceu no Haiti de magnitude 7 na escala Richter, que esta graduada de 0 a 9, já que terremotos mais fortes parecem impossíveis de acontecer, mas teoricamente não existe limite superior ou inferior para a escala, por isso fala-se atualmente em "escala aberta" de Richter.
Pois se fosse na escala de Mercalli, outras das escalas que se usa nestas situações, e tendo em conta que se baseia da observação humana seria classificado com uma intensidade mais alta de certeza.
Mas o que está aqui em causa não é a escalas, mas sim a tragédia humana, pois apesar de ainda não existirem dados oficiais, há relatos de milhares de mortos mas o numero ainda é indetermina-do, então feridos muitos mais há-de haver, bem como a destruição de vários edifícios públicos, como o Palácio Nacional a sede das Nações Unidas, se tivermos em conta que terramoto desta magnitude até a boa construção esta sujeita a grandes estragos, então a construção fraca e débil e pouco preparada para resistir a este tipo de situações, como é a maior parte da construção no Haiti, então o resultado foi devastador, como se tem visto nos canais televisivos. O sismo deixou o caos na capital do Haiti, Port-au-Prince, que pelo menos é onde tem mais concentração populacional e mais visibilidade.
Esperemos que situações destas nunca nos aconteçam e que chegue mais ajuda para aquelas pessoas para remediar uma situação já de si muito difícil....

Sem comentários:

Enviar um comentário